quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Plano de aula - Intercâmbio Cultural


PLANO DE AULA

1. TÍTULO DO TRABALHO: Intercâmbio Cultural – Brasil & U.S.A
2. PROFESSOR(A): Nome completo:Elizandra Valéria Rodrigues Costa Schultz
E-mail: li_valeria21@hotmail.com
Telefone para contato: (047) 3376-6221
3. DISCIPLINA: Língua Estrangeira Moderna – Inglês
TURMA: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (9º ano)
4. ESCOLA: E.M.E.F. Atayde Machado "Dadi“
5. RESUMO
O objetivo em fazer um intercâmbio cultural é mostrar aos alunos uma outra  cultura e proporcionar uma interação real entre os alunos e a língua estrangeira. Também instigar o interesse que leva a busca do conhecimento de uma segunda língua.  Motivar a autonomia em frente a uma necessidade real de interação.
Os alunos do 9º ano mantiveram contato, através de e-mail e mensagens instantâneas com alunos de uma escola estrangeira. Trabalhamos a cultura, costumes, lugares e trocamos informações com  os alunos da 3ª série da escola Norte Americana North Star Elementary localizada em Thornton, Colorado nos Estados Unidos da America. O projeto teve duração de aproximadamente 1 mês e teve os seguintes passos: no dia 18 de abril iniciamos com a visita e palestra do teacher Roy, Filipino, falante da Língua Inglesa, professor da escola de idiomas Four Friends em Jaraguá do Sul; Após contato com a professora Viviane da escola North Star Elementary preparamos no editor writer um e-mail de apresentação em inglês e enviamos para o e-mail dos nossos pen pals(amigos por correspondência); mostramos em  BrOffice e OpenOffice um pouco sobre nosso país, estado e cidade, nossa cultura e costumes; o projeto foi encerrado com uma video conferência marcada no dia 25 de maio, semana de encerramento do ano letivo nos E.U.A.  
Os recursos didáticos foram: Computadores, google tradutor, páginas da web, youtube, e-mail, MSN, pbwork, writer, BrOfficer, OpenOfficer, datashow, netbooks.
A avaliação foi feita com base na participação e empenho dos alunos em se comunicar e não priorizando erros e acertos. Os alunos gostaram do trabalho e acredito ter sido muito proveitoso, pois a cada dia os vejo buscando mais palavras e algumas vezes até falando algumas coisas em inglês com outros colegas. Eles estão mais confiantes e sem tanto medo de errar, apenas buscam a comunicação que é o que tenho priorizado em meu caminho como docente de língua estrangeira moderna.
O meu contato com a escola North Star Elementary foi através da professora Viviane Walton, brasileira que vive em Denver, Colorado a 7 anos e lecioana para a 3ª série.
Palavras chave: Intercâmbio, cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário