terça-feira, 5 de julho de 2011

TIC - Curso das "Senhoras"


Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Caros cursistas,

Em seus textos, os autores nos remetem a reflexões acerca da sociedade contemporânea e os desafios que ela apresenta para a formação de cidadãos e de profissionais.


Entre os desafios está o da aprendizagem. Faça uma reflexão sobre a forma como os textos abordam este processo?
 por Elizandra Schultz - Thursday, 2 June 2011, 22:39
Quando fiz a leitura desta parte do texto pude perceber a grande responsábilidade que temos em nossas mãos, pois estamos ajudando a formar os futuros cidadãos. Trecho retirado do texto: "No ritmo da mudança tecnológica e científica em que vivemos, ninguém pode prever quais os conhecimentos específicos que os cidadãos precisarão dominar dentro de 10 ou 15 anos para poder enfrentar as demandas sociais que lhes sejam colocadas. O sistema educacional não pode formar especificamente para cada uma dessas necessidades; porém, pode formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem (Pozo e Postigo, 2000)."
Sei que nossas escolas estão enfretando grandes problemas com a indisciplina e o desinteresse dos nossos adolescentes "rebeldes sem causa", mas temos que fazer a nossa parte para construirmos um país melhor. Temos um grande desafio pela frente, mas sei que somos capazes e competentes o bastante para enfrentar, pois somos PROFESSORES, MESTRES e temos que continuar tentando e tentando.
Imagem de Elizandra Schultz
Re: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
por Elizandra Schultz - Thursday, 2 June 2011, 22:22
Olá colegas de profissão,
Achei o texto muito bom. Acredito que não podemos fechar nossos olhos para as novas tendências que estão surgindo, pois a escola é o lugar de nos atualizarmos, ela não pode ficar alheia a revolução tecnológica que está acontecendo no mundo, pois se não perderá o seu papel.

Re: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
por Elizandra Schultz - Friday, 3 June 2011, 11:18
Concordo com você Mariane. Nem todos estão dispostos a utilizar as tecnologias. Uns por não conhecer os benefícios o outros por falta tempo mesmo. Pois, para utilizar as médias, ainda, demanda muito tempo, para quem tem apenas uma aula por dia fica bem difícil. No Paraná todas as salas de aulas são equipadas com uma TV multimídia e os professores ganharam um pendrive para preparar as aulas e passar direto na TV, acho que isto iria facilitar bastante o nossa trabalho, pois não teriamos que dispor de muito tempo para organizar o material.


Olá colegas cursistas,

A partir da leitura dos textos (pág. 105 a 115), reflita e registre o que você compreendeu sobre:
(1) Hipertexto no contexto educacional
(2) Blog como recurso de construção da aprendizagem
(3) Wiki como ferramenta contemporânea e sua contribuição na educação
1) Hipertexto no contexto educacional:
O aluno passa a ter uma maior participação no processo da aquisição do conhecimento e o professor é o mediador deste processo e cabe ao professor guiá-lo no labirinto de informações que ele irá percorrer.

(2) Blog como recurso de construção da aprendizagem:
O blog pode ser usado como diário de classe contendo registros dos estudos feitos com o uso da interatividade, como uma maneira de memorizar o que foi aprendido e também socializar trabalhos.

(3) Wiki como ferramenta contemporânea e sua contribuição na educação:
O Wiki é uma ferramenta bastante usada para pesquisas educacionais, com seu formato simples, de fácil acesso e seus conteúdos de qualidade ele é comtemporâneo e ajuda bastante nas pesquisas propostas pelos professores sem correr o risco do estudante entrar em informações duvidosas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário